ARAMAÇÃO

ALGUMAS DICAS DE COMO DA FORMA USANDO UM ARAME





O importante é que a árvore esteja bem de saúde, para tal conta o trabalho feito ao nível das raízes. Como já foi dito as árvores jovens e os Bonsai por terem pouco peso nas suas ramadas, crescem com as pernadas apontando para cima, para contrariar esse crescimento deveremos recorrer ao arame.
  • A aramação aérea com arame ou corda, este é o processo mais antigo que se conhece e é utilizado desde antes do aparecimento do arame. Aqui a espessura do arame não é importante, basta que "puxem" para baixo as pernadas que queremos educar.





O arame é envolvido em torno da pernada á qual estamos dado forma e que é dobrado então na posição desejada.
  
O tempo que o arame é deixado na árvore varia desde algumas semanas para o material do ano, ou seja, pernadas jovens do ano em curso e que ainda são maleáveis, até um ano para material maduro.
O fio é aplicado geralmente em meados do verão, enquanto a árvore está no crescimento activo,. As coníferas podem ser deixadas com o arame durante o inverno. Cuidado, não deixar o arame mais do tempo necessário pois a árvore cresce e engrossa o que faz com que o arame marque irremediavelmente a casca, cortando-a. Estas marcas retiram valor á árvore e metem em evidência a falta de "saber" do bonsaísta.
Para retirar o arame aconselho a corta-lo e não desenrolar para futuras utilizações já que o arame deve estar direito e sem dobras no momento de aramar.
O fio deve ser aplicado num ângulo aproximadamente de 45º  enrolado em espiral com todos os anéis dessa espiral a curta distância uns dos outros para que a sua utilização seja eficaz.