PODA, RAIZES E POSIÇÃO NO VASO

   ALGUMAS DICAS DE PODA



Ao desenvolver um bonsai você encontrará que o alto da árvore tende a crescer mais rapidamente do que a parte de baixo. Você nunca superará completamente esta tendência natural pois a planta recebe luz de cima enquanto as pernadas mais abaixas se mantêm na sombra e por conseguinte crescem menos. Temos por isso que podar ou desbastar mais periodicamente a parte superior. 


Os novos rebentos tendem a crescer em demasia, direitos não dando oportunidade a novos rebentos laterais o que faz com que a árvore fique pobre e com poucos ramos. Como se pode ver na figura ao lado, logo que um rebento atinja um comprimento de 6 folhas, deveremos encurta-lo deixando apenas duas, por cada corte a árvore vai repor naturalmente dois novos ramos, continuando a poda, a copa do nosso Bonsai se irá compondo.

Os Zimbros são tratados da mesma maneira, excepto que os rebentos serão arrancados e não cortados. Nos pinheiros, no entanto, as velas deverão crescer mas não  totalmente pois alongariam o ramo, então cortamos  pela metade, encurtando assim o seu crescimento natural.. Os novos rebentos tendem a crescer em demasia, direitos não dando oportunidade a novos rebentos laterais o que faz com que a árvore fique pobre e com poucos ramos. Como se pode ver na figura ao lado, logo que um rebento atinja um comprimento de 6 folhas, deveremos encurta-lo deixando apenas duas, por cada corte a árvore vai repor naturalmente dois novos ramos, continuando a poda, a copa do nosso Bonsai se irá compondo.

Os Zimbros são tratados da mesma maneira, excepto que os rebentos serão arrancados e não cortados. Nos pinheiros, no entanto, as velas deverão crescer mas não  totalmente pois alongariam o ramo, então cortamos  pela metade, encurtando assim o seu crescimento natural.. 


Esteticamente fica mal as pernadas cobertas de vegetação ou folhas pelo que deveremos retirar todo o crescimento que nasça fora das almofadas de folhas, como se pode ver na figura abaixo. Outra norma no Bonsai é não deixar crescer também vegetação na parte inferior da  pernada, a madeira deve ficar à vista.


Podando e removendo pernada 

 

 Pode-se dar o caso de termos de retirar uma pernada mais grossa, principalmente quando compramos a árvore num centro de jardinagem ou a colhemos na natureza e tentamos iniciar um projecto, para tal utiliza-se um serrote ou turquesas apropriadas côncavas. Essa ferida deve ficar a "morder" o tronco que, com o tempo, provocará uma cicatriz a que chamamos "Uro" como se pode ver na imagem abaixo.  Também estes "Uro" dão ao Bonsai um aspecto de árvore madura em plena natureza, ferida pelas intempéries da sua "longa" vida.

Poda da folha 

 

Com a poda de manutenção, como disse anteriormente, reduzindo os novos rebentos a duas folhas quando estes atinjam um comprimento de seis, a copa da árvore se vai compondo e ramificando. Assim por cada corte a planta gera duas novas pernadas.

  

Cortando como na figura acima, logo após um rebento, nascerá um nova pernada que tomará uma nova direcção. Geralmente nas árvores de folha caduca estes rebentos encontram-se junto ao caule das folhas, são os rebentos que se desenvolvem na Primavera seguinte,  o  processo de poda serve a estimular esses rebentos.
Este é o resultado, uma ramificação excelente fruto de uma poda bem feita.
Repare que as pernadas estão bem ramificadas com ramos curtos e bem educados. Nestes ramos não é frequente utilizar o arame, a sua educação é conseguida só através de poda.

As Raízes 

A estrutura da raiz deve estar o mais perto da árvore quanto possível, isto é, não devem ser demasiado longas, sem se aglomerarem no interior do vaso.

 

Melhorando as raízes dos seus bonsai

 

 

Na figura acima vemos um sequência para melhorar as raízes num bonsai e para o iniciar o mais perto do tronco possível, tal como foi dito anteriormente. 
(a) É como a árvore era inicialmente no momento da compra como planta de jardim ou colhida na natureza.  (b) Mostra a árvore na primeira poda. Diversas raízes principais foram cortadas e tratadas com  hormonas de crescimento. (c) é a árvore passado um ano. Já se notam novos rebentos nas partes cortadas. (d) mostra os cortes restantes das raízes iniciais, também estes foram tratados. (e) o resultado final, uma estrutura radial boa da raiz, perto do tronco.
Se você se encontrar com uma árvore com uma ausência da raiz perto do tronco, ou talvez somente de um par de raízes grandes em posições pouco visíveis, então terá de induzir novas raízes a crescer furando a casca da árvore no sitio onde quer que novas raízes nasçam e aplicando aí as hormonas de crescimento. Esses furos serão depois tapados com musgo ou terra e esperar que novas raízes nasçam, as quais engrossam com o tempo. Tudo isto são processos demorados.

 

Ao comprar uma árvore para a conversão em bonsai ou colhendo-a na natureza,  você notará que a árvore tem uma raiz principal a apontar para baixo. Essa raiz, que é a ancoragem da árvore ao solo, deve ser removida para que a árvore se ajuste  num vaso  bonsai.
Este processo pode necessitar de ser realizado em diversas podas, dependendo do tamanho da raiz a cortar, mas atenção, não podar demasiado as raízes sem encurtar a copa da árvore, deverá existir um contrapeso entre a copa e a raiz
 

Poda de raízes e replantio


Poda de raízes é  outros daqueles truques misteriosos que o fará mestre na arte Bonsai. Reconheço que seja um trabalho que o  intimide, o pensamento de cortar o seu  bonsai pelas raízes  limitando-as a um pequeno vaso, não é bem assim e tudo é somente em beneficio  da árvore.

Porque podamos as raízes, é para  manter a árvore mais pequena?. Não! A árvore está limitada no espaço e a poda de raízes é algo que se  realiza para aumentar o seu vigor e para a manter com saúde.

Enquanto a árvore cresce as raízes estendem, alongam-se e nem toda as  são capazes de absorver os nutrientes que a árvore necessita para crescer, de facto esta absorção ocorre principalmente nas suas pontas. Em analogia seria como se você tentasse beber um pacote de leite através de uma palha com 10 metros de comprimento,  necessitaria sugar duramente para recolher benefícios. Também assim faz  a árvore!.

Podando os ramos da árvore, produzem-se brotes laterais, podando a raiz, produzem-se raízes laterais, cada uma capaz de alimentar e de irrigar a árvore.

Não é necessário podar as raízes de uma árvore todos os anos,  como já foi dito, mas seria um descuido deixar  uma árvore mais de dois anos sem lhe cortar a massa radicular.  

Aqueles que têm plantas podem querer saber porque nunca foram informados da poda de raízes, sou da opinião,  para  o fato, que a maioria de fornecedores de plantas não estão cientes dos benefícios desta poda... esta é técnica avançada.

 Tempo De Poda

 

O melhor tempo para a poda da maioria de árvores realizam-se na Primavera, logo que os rebentos apareçam mas antes que estes abram, porém as árvores de flor são diferentes. As árvores de flor dividem-se em duas categorias quando chega o tempo da poda, aquelas que florescem antes que sejam abertas as folhas, pré-folha e aquelas que as flores aparecem mais tarde, finais da primavera, quando já têm folhas.
As árvores de flor Pré-folha devem ser podadas depois que as flores apareçam mas antes que estas  estejam abertas, quando as árvores de flor Pós-folha deverem ser podadas antes da abertura da folha.
Os mecanismos de poda são simples.
Você necessitará como  base:
- Uma área de trabalho.
- Bastante composto, mistura de terra adequada à espécie,  para substituir o que você removerá.
- Tesouras afiadas.
- Rede de Nylon para tapar os furos de drenagem.
- E algum método apropriado para fixar (amarrar) a árvore ao vaso, arame de alumínio para Bonsai é o geralmente usado, porém o arame de cobre é melhor, porque é mais resistente quando torcido. Pessoalmente não utilizo arame de fixação.
Coloque a árvore na superfície de trabalho e retire-a do vaso, este processo é mais fácil se deixar secar ligeiramente a terra do vaso. Se a massa das raízes cobre todo o interior do vaso, então está no momento da poda. Deverá pentear as raízes para as distender e as poder cortar.
Remova (corte) aproximadamente 30% da massa total da raiz incluindo o solo. Ao executar este trabalho você deverá ter um pulverizador à mão para humedecer as raízes de vez em quando e evitar que sequem pois seria a morte da planta.

 

 

 

 

 

 

Se a árvore tiver uma estrutura desigual da raiz, com algumas  menores do que outras, remova menos raiz nas partes mais curtas, assim estas crescem mais depressa ficando, com o tempo, os tamanhos homogeneizados.



Na imagem ao lado vemos o tronco desde cima e as respectivas raízes a cor de laranja e os cortes aplicados na massa radicular e na terra em torno das raízes principais. 
Recorde que as novas raízes deverão nascer tão perto da árvore quanto possível. Corte então, em torno às raízes principais, aplicando estes cortes em forma de V.

 

 

 

Cubra o fundo do vaso com uma camada de composto  aproximadamente 1/3 da profundidade. assente a árvore e adicione o restante solo tendo o cuidado que este ocupe  todos os espaços em torno da massa da raiz,  é usado frequentemente um palito ou pequeno bastão de madeira para introduzir a terra no meio das raízes. Pressione tudo, não devem ficar bolsas de ar.
Quando o solo estiver no lugar, após a plantação,  assegure-se que não fique até à borda do vaso mas sim uns milímetros mais baixo para que no momento da rega a água não escorra para fora arrastando consigo a terra e, pior, não penetrando no terreno. 
Pulverize a árvore com um fungicida diluído em água e regue abundantemente, coloque então a árvore num ponto protegido do sol e do vento por alguns dias. O fungicida sistémico é um medicamento que penetra na linfa da planta e a protege de possíveis fungos, aliás, fungicida sistémico significa isso mesmo.

 

A posição da árvore no vaso   

 

 

 A árvore deve ser plantada de tal forma no vaso que permita que as raízes grossas junto ao tronco sejam visíveis. Este é o segredo para conferir maturidade ao bonsai.

 A árvore deve ser posicionada no vaso de modo que o tronco não fique no centro. Para encontrar a posição adequada recorremos a uma regra matemática que é utilizada no desenho e na pintura, o chamado ponto de ouro. Deve existir um eixo imaginário no centro do tronco que defina a distancia entre ele e os bordos do vaso achando as duas secções, (A) e (B).  A  diferença entre a secção mais pequena (A) e a maior (B) deve ser em proporção iguais á maior (B) com o todo (C).  No entanto as regras existem para serem contornadas e vêem-se muitos Bonsai plantados no centro de vasos rectangulares.

No entanto nada disto se aplicará aos vasos redondos, onde você deve sempre plantar a árvore no centro.

 

Criando um contrapeso entre as raízes e a parte aérea

 

 

Ao podar as raízes deve ter em conta a massa folhar da planta, as raízes devem ficar mais curtas quanto menor for o volume da copa da árvore. Nos 3 exemplos acima o desenho central está desproporcional o que levaria á morte da planta. O primeiro e terceiro casos são os correctos. Resumindo: Quanto maior for a massa folhar, maiores terão de ser as raízes para as poder alimentar